LEMA DA ESCOLA

"EDUCAR PARA TRANSFORMAR O MUNDO"







segunda-feira, 12 de abril de 2010

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A Escola Municipal José Elias de Oliveira oportunizou primeiramente que seus educandos aprendessem a manusear o computador, assim o laboratório só era utilizado como editor de textos, jogos e cursos. Por se tratar de uma área rural poucos alunos e pessoas da comunidade tinham em sua residência uma tecnologia, tão necessária, mas ao mesmo tempo tão distante. Com a implantação da internet no ano de 2009, passou-se a refletir a utilização da tecnologia digital no ensino. Na primeira reunião de professores do ano de 2010 se colocou em pauta esta discussão “qual é realmente a função das tecnologias nas escolas e como podemos fazer para utilizá-la como um verdadeiro recurso pedagógico?” as indagações sobre e acerca deste assunto foram positivas. Discutiu-se também que os cursos não garantem que o aluno esteja incluso na era digital. O professor é chave fundamental, pois só há ganho em aprendizado se o professor for mediador, acompanhando e sugerindo atividades que ajudem o aluno a solucionar dúvidas e estimularem a busca de novos conhecimentos.
A resposta imediata foi que o professor utilizará este recurso para enriquecer sua aula, favorecendo a participação deste aluno e “antenado” no mundo digital.
Assim o laboratório passou a ser visitado frequentemente por alunos e professores atendendo a proposta da discussão.
Porém sabemos que podemos ir além. Com a criação do blog de nossa escola queremos estimular os alunos a pesquisar e debater sobre diversos assuntos, se interar de outras realidades escolares, interagirem com outros alunos e repassar também suas experiências no âmbito escolar. A função desta tecnologia passa ter sentido na escola e na realidade que vivemos.
As expectativas referentes ao uso do laboratório como veículo integrador são positivas e estão em seu inicio. Toda a comunidade escolar espera bons resultados sobre este novo olhar acerca da tecnologia.

31 comentários:

  1. Gostei muito Legal, divia ter sempre assuntos assim que a escola ia melhorar muito.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo,por que é muito bom ter a internet no dia-a-dia,e gostei muito disso.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Eduardo Miranda12 de abril de 2010 às 13:31

    Eu concordo, pois eu acho muito importante que o aluno esteja incluido na era digital.

    ResponderExcluir
  4. A eu achei muito legal, porque facilitou o estudo para todos os alunos

    ResponderExcluir
  5. Eu achei uma coisa muito interassante porque esta falando sobre a evolução da escola.

    ResponderExcluir
  6. antes da inernet os computadores só eram utilijados para jogos escrever textos etc...
    em 2009, quando veio a internet para a escola começou a melhorar as aulas de coputacão.

    ResponderExcluir
  7. O uso da tecnologia nas escolas como uma ferramenta pedagógica faz com que o aluno, através da internet, habituasse ao mundo globalizado e aprenda a solucionar problemas até então desconhecidos.
    Já a utilização de um blog na escola consiste, no meu ponto de vista, em desenvolver no aluno uma postura crítica diante aos assuntos postados no blog. Através da leitura e do entendimento, o aluno expressa sua opnião ao assunto abordado.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo, pois achei muito legal e interesante e muito bom

    ResponderExcluir
  9. A internet é muito importante porque ajuda os alunos a fazer pesquisas de trabalhos da escola.

    ResponderExcluir
  10. muito bom pois é importnte informatica e outras coisas

    ResponderExcluir
  11. Achei legal a idéia do blog escolar prometo que vou está sempre antenada e vou deixar vários comentários super legais.

    ResponderExcluir
  12. bruno diomar machado14 de abril de 2010 às 13:50

    eu concordo com a internedi na escola porque o professor ensina a aprenter as pessoas melhor

    ResponderExcluir
  13. EU ACHEI MUINTO BOM E INTERESSANTE PORQUE FASILITA OS ESTUDOS E A EVOLUCÃO DA ESCOLA E OS ESTUDOS PARA OS ALUNOS.EU GOSTEI MUINTO TB
    POR QUE A INTERNETE NO DIA A DIA É MUINTO BOM.

    ResponderExcluir
  14. eu achei muito legal por que fala da evoluçâo da escola

    ResponderExcluir
  15. Eu achei teresante criativo tem tu do aver.E muito bom.

    ResponderExcluir
  16. Achei legal a idéia do blog escolar prometo que vou está sempre antenada e vou deixar vários comentários super legais.

    ResponderExcluir
  17. concertesa nós temos que evoluir junto com a tecnologia

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, pois nossa escola está evoluindo, isso é muito bom, acho que nossa escola vai evoluir anda mais

    ResponderExcluir
  19. achei muito legal o uso da informática e concordo.

    ResponderExcluir
  20. Achei super legal a idéia de a escola ter um blog eu vou fazer de tudo para ficar antenada no blog a escola anda evoluindo muito,hein?

    ResponderExcluir
  21. Foi muito bom a escola se dedicra aos alunos na aprendizagem.Não só favorecendo no curso de informática,mas sim na colocação da Internet.

    ResponderExcluir
  22. Leonardo Antunes Linhres16 de abril de 2010 às 13:51

    Com a tecnologia a escola evoluio muito por causa da internet

    ResponderExcluir
  23. ACREDITO NA EVOLUÇÃO E NA CONSTANTE ADAPTAÇÃO AO NOVO, QUANDO O MESMO ENFATIZA E ENRIQUECE O ÂMBITO ESCOLAR.Neste contexto, entendo que o uso dos computadores precisam estar diretamente ligados ao aprendizado de ambos, alunos e nós professores, uma vez que, podemos contribuir nesta nova "ferramenta" em nossa escola.Parabéns a todos que criaram o BLOG, pois ele possibilita a interação entre todos e estabele, dá oportunidades sem "exclusão".
    Um super beijo carinhoso aos meus amigos professores, amigos de trabalho, e é claro, a todos os ALUNOS desta escola tão maravilhosa a qual tenho tanto apreço e ORGULHO em fazer parte.

    ResponderExcluir
  24. Isso foi uma grande evolução em nossa escola pois hoje temos um meio de comunicação q e a internet q facilita os alunos a fazerem pesquiza,trabalhos etc...
    E tambem aprendendo a usar o computador como uma ferramenta de trabalho q vai servir talvez no nosso futuro serviço

    ResponderExcluir
  25. parabens pelo primeiro texto ja publicado ficou muito bom

    ResponderExcluir
  26. Rafaela de Oliveira11 de maio de 2010 às 14:51

    eu achei muito legal o texto sobre o uso da tecnologia na educação pois insentiva os alunos a aprenderem mais sobre a tecnologia e a educação

    ResponderExcluir
  27. Professora Elisangela24 de maio de 2010 às 17:23

    Aos alunos dos anos finais do ENSINO FUNDAMENTAL:
    A vida é feita de escolhas e todos nós, até mesmo eu enquanto professora tenho de muitas vezes tomar decisões importantes em minha vida...Fiquei triste em deixá-los na disciplina de Ciências, mas quero que saibam que sempre estarei por perto se assim precisarem de mim, tenho SAUDADES de todos, com certeza!! EU ADOREI FICAR COM VCS, MESMO QUE , TÃO POUCO TEMPO!! AGRADEÇO A TODOS PELO CARINHO..Prof.Elisangela

    ResponderExcluir
  28. Rafaela de Oliveira26 de maio de 2010 às 15:48

    muito bom pois nossa escola está evoluindo cada vez mais com a internet e tbm está evoluindo cada vez mais na nossa esdução parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  29. Rafaela de Oliveira26 de maio de 2010 às 15:50

    vejo todos os dias o blog da escola e acho que a nossa escola está sabendo muito bem criar e colocar os textos porque só assim com um blog muitos alunos vão se intererssar mais pelo estudo

    ResponderExcluir
  30. Rafaela de Oliveira26 de maio de 2010 às 15:52

    espero que a nossa escola possa evolui cada vez mais, mais do que já esta evoluindo

    ResponderExcluir
  31. Professora Elisangela24 de junho de 2010 às 11:27

    Aixxx...que saudades deste lugar...Nossa, posso dizer que trabalhar nesta escola não foi somente mais uma escola, foi maravilhoso.Já sinto SAUDADES de um lugar onde fui bem acolhida, amada e recebida por todos.Só pode falar em SAUDADES quem relamente conhce o seu significado e eu sei bem o que é.Aos meus queridos alunos do 4ºano, quero AGRADECER tanto carinho e dizer-lhes que FICARÃO PRA SEMPRE EM MEU CORAÇÃO, Pouco tempo faz mas, a SAUDADE é muito grande, sinto falta dos abraços, dos beijos, do "oi professora", tão especiais que recebia em todos os momentos. Um "OI" ESPECIAL, sincero, com carinho, amor verdadeiro...JAMAIS OS ESQUECEREI, DESEJO-LHES MUITA PROSPERIDADE!
    À equipe de trabalho, desde as merendeiras, administração, bibliotecárias,informatização...enfim, a todos, OBRIGADA PELO CARINHO!!! Beijos,Elisangela

    ResponderExcluir